Ainda que sejam muito sutis, as diferenças entre uma recepcionista e uma secretária são extremamente relevantes para entendermos o funcionamento de um escritório ou consultório, e o mais importante, para que tudo seja, de fato, organizado.
Com funções que se distinguem, principalmente, no trato com o cliente, a recepcionista é aquela responsável pelo primeiro contato, ou seja, além de exercer um papel de “cartão de visitas”, ela é responsável por receber funcionários, clientes, fornecedores e visitantes.
Já a secretária, fica responsável por funções um pouco mais administrativas, tais como o monitoramento de agendas, a elaboração de relatórios, responder e-mails, filtrar demandas, organizar o espaço e ter conhecimentos básicos de informática.
A importância dos serviços de recepcionista e de secretária
Ao trabalharem em equipe, tanto a recepcionista quanto a secretária devem se preocupar em receber bem os pacientes ou clientes de uma determinada instituição. Por isso, a comunicação é um item essencial para os serviços ligados à recepção.
Além de lidar com a movimentação do local, ambas têm de possuir características específicas como:
– Fluência verbal e excelente dicção – a comunicação acontece o tempo inteiro, seja pelo telefone ou pessoalmente. Assim, saber como passar informações de maneira objetiva e rápida é importantíssimo;
– Facilidade de lidar com o público – tratar com pessoas é sempre um desafio. Desse modo, a paciência e o bom humor são fundamentais. Afinal, podem surgir diferentes tipos de situações e é preciso estar preparadas para tudo;
– Organização e concentração – é preciso saber atender diferentes pessoas e resolver diversas situações acontecendo ao mesmo tempo;
– Administração do tempo: tanto a recepcionista quanto a secretária controlam a agenda de várias pessoas. Se não houver um serviço criterioso e informatizado, o cotidiano pode ficar improdutivo;
Funções essenciais para a administração de uma empresa
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