O trabalho essencial dos controladores de acesso

Profissão controladores de acesso! Você já ouviu falar no profissional controlador de acesso? Talvez até já, mas sabe qual é realmente a função dele? Muita gente confunde com a de porteiro, mas não é. As funções que, em tese, são parecidas, possuem diferenças importantes.

Como diz o nome, o controlador de acesso ou controladores de acesso faz a gestão do controle de acesso externo. Ele geralmente fica do lado de fora do condomínio, para identificar, orientar e encaminhar as pessoas para os lugares desejados. É ele quem solicita que o vidro do carro seja aberto para identificar visualmente o motorista como morador do prédio/condomínio.

Dentre as funções do controlador de acesso, estão: controlar o movimento de pessoal nas áreas sob a responsabilidade dele; controlar a entrada e saída de veículos e visitantes, sob a área da responsabilidade dele; combater aglomeração de pessoas estranhas ao serviço nos locais assim determinados pela contratante; cumprir as normas fornecidas pela administração, além de zelar pela qualidade dos serviços, prestando informações, quando solicitadas (e não sigilosas).

A maior diferença entre as funções é que o controlador de acesso não executa nenhuma das outras atividades do porteiro; se por acaso surgir alguma dúvida sobre a identificação do visitante, ele destina a pessoa para um balcão onde o porteiro deve resolver a situação.

O melhor posicionamento do controlador de acesso é dentro da garagem, pois ele estará em segurança e poderá proteger melhor o condômino. Mesmo em uma situação em que o marginal já esteja na garagem do condomínio, isso não significa que o mesmo já conseguiu render todos os moradores e que ele tenha obtido êxito em fazer o arrastão. Neste caso, o controlador de acesso deve buscar tranquilizar o marginal, onde concomitantemente, o porteiro, através das câmeras, deverá certificar-se do que está acontecendo e imediatamente acionar o botão de pânico, bem como a polícia, que dará melhor solução do caso, visando a segurança de todos. É fácil manter a segurança, desde que todos fiquem sempre atentos e ajam no momento certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>