A importância do trabalho do porteiro para garantir a segurança

Peça-chave na estrutura de segurança preventiva de um espaço, seja ele residencial ou comercial, o porteiro é aquela pessoa que, além de controlar a entrada e saída das pessoas nos locais, auxilia em outros serviços inerentes ao bom funcionamento do estabelecimento ou do bom convívio residencial.

O porteiro zela pela guarda do patrimônio, como fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos e privados, entre outros, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades. Controla o fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebe hóspedes em hotéis; acompanha pessoas e mercadorias; faz manutenções simples nos locais de trabalho.

Antigamente, apenas condomínios de luxo sofriam com os assaltos. Porém, hoje em dia, não há mais um perfil exato dos edifícios para ser o alvo dos chamados arrastões.

E, com este cenário, a função do porteiro ganhou uma importância muito maior do que apenas fazer o controle de acesso no local. Por isso, ter funcionários capacitados neste cargo é parte fundamental no processo de se afastar o perigo dos moradores.

Por mais que a evolução da tecnologia tenha transformado a portaria dos condomínios, a figura do porteiro continua sendo imprescindível. Além de ser o cartão de visitas do condomínio, é ele quem pode identificar as possíveis falhas da tecnologia e buscar solução para o problema. Neste caso, a tecnologia pode diminuir a quantidade de porteiros, mas não vai chegar a eliminar. Ainda não existe tecnologia totalmente independente, 100% eficiente. E é o porteiro quem vai corrigir as falhas.

Assim é o porteiro. Um profissional de confiança, educado e sempre disposto a ajudar os condôminos. Um profissional que ocupa a linha de frente do prédio e que trabalha em uma área repleta de responsabilidades, que exigem especialmente habilidade e sutileza para lidar com o ser humano e atenção a tudo o que acontece nos arredores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>