7 dicas simples para evitar ser assaltado

Afirmar que vivemos hoje em um tempo de alta criminalidade não é novidade alguma. Há o sentimento de insegurança a todo momento. Mas o que poder ser feito, na prática, para diminuir os riscos de ser assaltado ao entrar ou sair da residência. Ou até evitar que ela seja invadida?

Uma das principais dicas é aquela quando você chega com seu veículo na sua residência. Observe se há carros ou pessoas suspeitas próximas à entrada da garagem. Se suspeitar de algo, não pare. Dê mais uma volta no quarteirão, e se continuar inseguro, contate a polícia, para que a situação seja averiguada.

Evite expor toda a sua rotina nas redes sociais. Hoje, os bandidos utilizam diversos meios para verificar se há pessoas nas residências, para que possam agir. Não contribua com eles.

Procure não repetir sempre o seu itinerário diariamente. Se possível, mude o trajeto e os horários de vez em quando, evitando rotinas automáticas que deixam marcadas as suas ações, facilitando a abordagem dos bandidos.

Nos dias atuais, sabemos que o casal geralmente trabalha fora e as residências permanecem, a maior parte do tempo, sem ninguém. O ideal é contar com um bom sistema de segurança, com alarmes, câmeras e todo aparato eletrônico que possa auxiliar a vigiar sua casa e evitar a entrada de pessoas mal intencionadas.

Na contratação de empregados, exija documentos e não fique na defensiva: verifique os antecedentes. Não confie apenas em indicações. Sua segurança, e a de sua família estão em jogo.

Se mora em um condomínio, apenas autorize a entrada de pessoas que você realmente conhece. Suspeite de entregadores, prestadores de serviço, etc, que não foram solicitados. Não permita a entrada deles sem que tenha solicitado o serviço. Em caso de insistência, peça para chamar a polícia.

Por fim, evite deixar seu veículo estacionado na rua, mesmo que por curtos períodos. Se o fizer, não deixe bolsas, embrulhos, ou quaisquer objetos que possam chamar a atenção. Como diz o ditado, a ocasião faz o ladrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>